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Posted by : Unknown terça-feira, 8 de setembro de 2015



Central funciona na sede da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, no Centro de Maceió.
Os deficientes auditivos de Alagoas contam com uma maior facilidade em obter informações sobre os serviços públicos oferecidos para a população. Com menos de um mês em funcionamento, a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais-Libras (CIL) do Estado já atendeu cerca de 40 pessoas, com a média de cinco atendimentos por dia. A central é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da República e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).

Os deficientes auditivos de Alagoas contam com uma maior facilidade em obter informações sobre os serviços públicos oferecidos para a população. Com menos de um mês em funcionamento, a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais-Libras (CIL) do Estado já atendeu cerca de 40 pessoas, com a média de cinco atendimentos por dia. A central é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da República e a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh).
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Intérprete há nove anos, ela conta que os surdos ainda enfrentam muitas dificuldades em atendimentos públicos. Conforme explicou, a intérprete conta que é importante que existam intérpretes nesses locais.
“Os surdos, geralmente, não conseguem ir até o banco, para fazer a alteração de uma senha ou endereço da sua casa, por exemplo, eles não conhecem bem a Língua Portuguesa e, por isso, é necessário que seja acompanhado por um intérprete”, explicou.
Cristiano da Silva Costa, 39 anos, foi a uma agência bancária. Ele conta que sempre teve dificuldades de ir até o banco, porque as senhas, por exemplo, elas nem sempre ficam em painel, na maioria dos bancos são chamadas para atendimento através de áudio.
“Só este ano estive no banco sete vezes para trocar o endereço da minha residência do cadastro, e sei que a Central de Libras foi a melhor coisa que aconteceu, porque agora tenho alguém para explicar o que está acontecendo e me comunicar com as pessoas”, afirmou Cristiano Silva.
A CIL funciona na sede da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, no centro de Maceió, e disponibiliza intérpretes para acompanhar os usuários em obter informações nos serviços públicos que são oferecidos à população.
Os surdos podem realizar agendamento presencial, para que possam utilizar os serviços de um tradutor que e o acompanhará durante a necessidade agendada.

FONTE: SURDOSOL

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