- Back to Home »
- ACESSIBILIDADE , CIL , INFORMAÇÃO , LIBRAS , NOTÍCIA , SURDO »
- Governo cria a primeira central de intérpretes de MT
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), colocará em funcionamento a primeira central de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de Mato Grosso. A equipe de profissionais será incorporada ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e passará a atender esta parcela da população, oficialmente, a partir de 28 de setembro.
A central de intérpretes, inicialmente composta por quatro profissionais, prestará atendimentos diversos aos deficientes auditivos que vivem em Mato Grosso, desde acompanhamento para que sejam sanadas dúvidas jurídicas e de transporte público até tradução simultânea de eventos onde seja necessário.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência, Eliane Ferreira Marques de Almeida, esta será a primeira vez que a população do estado que possui esta necessidade especial terá um local para auxiliá-la. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, aponta que mais de 100 mil mato-grossenses são portadores de deficiência auditiva.
Desde sua criação, o Centro de Referência em Direitos Humanos realiza atendimentos jurídicos e psicossociais por meio de articulação com órgãos federais, estaduais e municipais para garantir a promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social. O trabalho, no entanto, deve ser aprimorado com a colaboração de intérpretes de libras.
“A partir de agora, se um deficiente auditivo precisar ir ao aeroporto e pedir informações, um intérprete poderá acompanhá-lo. Se uma mulher precisar ir a uma consulta médica, poderá ser acompanhada por uma intérprete mulher. Além disso, seminários, conferências e em vários outros eventos esses profissionais irão acompanhar para fazer a tradução”, esclareceu a coordenadora.